• Consultoria de Imagem e Estilo Feminina
  • Consultoria para Montagem de Malas para Viagem
  • Consultoria para Eventos Especiais
  • Consultoria e Treinamento para Lojistas
  • Cursos e Workshops
  • Consultoria de Imagem e Estilo Masculina

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Viagem de trabalho, o que levar na mala?


A hora de fazer as malas é, para muitas mulheres (inclusive pra mim, confesso...), um momento bem "difícil": ao mesmo tempo em que sabemos que o ideal é fazer uma mala enxuta, funcional, queremos levar mais do que realmente precisamos e usaremos.
Quem é que nunca voltou de uma viagem e percebeu que não usou a metade das roupas que levou? Garanto que muitas responderão que sim, que já passaram por isso. Poucas mulheres sabem fazer mala com racionalismo e pragmatismo e isso atrapalha na hora de arrumar as roupas e, ainda, na de fazer as escolhas ao longo da viagem.
Nada, contudo, como a experiência para irmos aprendendo e aprimorando esse senso de organização e funcionalidade.
Hoje levo malas bem menores e práticas do que há alguns anos e pretendo, ainda, melhorar mais e mais, chegando a levar, somente e exatamente, o que vou, de fato, usar. Tenho duas amigas que são experts no assunto, ainda chego lá!!!
Bem, quando se tratra de uma viagem a trabalho as dúvidas e indecisões podem ser ainda maiores, já que não podemos correr o risco de errar no dress code e nos vermos diante de uma situação difícil, somente com roupas inapropriadas para a ocasição.
Algumas dicas e "regrinhas" podem ajudar, e muito, a montar uma mala perfeita, com garantia de uso das peças e coordenação entre elas, resultando em looks incríveis e versáteis.

A primeira regra é tentar separar as roupas sempre com antecedência, evitando que, na correria, não se consiga fazer a coordenação de peças ideais, colocando-se na mala mais do que será necessário.
Outra dica básica: tudo, mas absolutamente tudo, o que for ser levado tem que ter passado por prova, ou seja, já ter sido experimentado e aprovado. A hora de viajar não é o momento próprio para "testarmos" algo novo só quando chegarmos ao destino, a surpresa pode não ser boa. Tenha, então, em mente o seguinte: coloque na mala suas roupas preferidas, aquelas que você já sabe que te vestem bem, que são confortáveis, fáceis de desamassar e combinar. Coso queira levar algo novo, tudo bem, sem problema algum, mas experimente antes, monte o look e veja se o resultado foi o esperado.
O "pulo do gato" na hora de montar as produções é eleger uma cor base, preferencialmente neutra, como preto, marrom ou marinho, e elaborar as produções todas tendo por ponto de partida essa cor principal.

Eu, pessoalmente, prefiro o azul marinho ao preto e marrom porque gosto mais das combinações que podem ser feitas com essa cor, ficam mais alegres e saem do pretinho básico. Isso é, contudo, uma escolha bem pessoal, então eleja a cor que mais te agrade e mais facilite suas combinações.
Feita essa escolha, bolsa e sapatos já poderão ser decididos, sendo que é sempre bom lembrar que se o passeio incluir eventos noturnos, talvez seja o caso de, além da bolsa de uso diário, levar uma carteira ou clutch.
Diquinha de ouro para multiplicar ainda mais as produções, com menos peças, é  de que cada peça que for eleita para entrar na mala tem que combinar com, pelo menos, duas outras peças da mesma seleção.
Ou seja, um blazer marinho, por exemplo, deve poder ser coordenado com peças que formem, ao menos, dois looks completos (blazer + calça + camisa, ou blazer + vestido + lenço, ou, ainda, blazer + saia+ blusa).
Os acessórios são, como sempre, excelentes "amigos e companheiros". Com um simples lenço você pode mudar, completamente, uma produção mais causal e diurna, por uma refinada e elegante para um jantar de negócios.
Pense em um vestido tipo LBD que, de dia, foi usado com um blazer ou cardigan por cima e um lenço ou echarpe amarrada no pescoço com um nó bem charmoso (teremos curso de produções com lenços dia 20, fiquem atentas!) e, de noite, é só tirar o blazer, trocar o lenço por um belo par de brincos e/ou um maxi colar que você ganhará uma produção novinha em folha e apropriada para o novo evento/ocasião.
Bom, separei algumas imagens de street style e de looks montados com peças coringa  para ilustrar melhor tudo o que falei.
Vamos lá:


Produção com blazer marinho que pode ser usado com diversas outras peças. Sapato e bolsa de tons neutros que combinam com tudo. Os acessórios deram o toque final de cor no look.


Saia lápis, coringa e elegante.

As peças básicas, como a camisa branca, são itens que devem estar na mala.

Produção mais colorida que, dependendo do tipo de trabalho, pode ser usada tranquilamente. Já mostrei ela aqui.

Cinza também é ótima escolha para levar como cor neutra e básica, combina com cores fortes ou suaves e fica sempre um luxo.


Cores forte misturadas com uma neutra: resultado moderno e refinado.

Peças-chave que podem ser coordenadas com vaárias outras. O colete de paetês é um bom aliado caso seja adequado usar em algum evento noturno.
Preto é aposta certa, sempre!

Blazer marfim ou branco é coringa sempre, vale investir. A camisa pode ser usada para um evento diurno ou noturno, basta mudar os acessórios.

Look composto por peças super básicas e que combinam com várias outras.

Blazer + camisa + calça, trio infalível!

A mesma camisa se transforma em três looks diferentes e bem coordenados. Se quiser caprichar ainda mais acrescente um blazer ou cardigan (peça-chave, terceiro elemento, leia aqui)

Tons pastel facilitam compor produções com cores fortes ou mesmo com outras clarinhas também.

Usem a imaginação, sejam criativas, práticas e racionais e, acima de tudo, organizadas!
Beijo e beijos.

6 comentários:

  1. as dicas chegaram em ótima hora, vou fazer uma viagem a trabalho e estava perdida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, seja bem-vinda! Que bom que as dicas te foram úteis!
      Bjos.

      Excluir
  2. Tinoca, ainda aprendo a fazer isso, juro!!!!!
    Saudades mil, sua linda!
    Pri.

    ResponderExcluir
  3. valiosas, o duro é colocar em prática...rs.
    Grande abraço. Caetana

    ResponderExcluir
  4. Caçando no Google e eis que... Tudo que estava precisando, já que vou viajar a trabalho em SP. #Supercurti ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo Ana Carla, ficamos muito contentes! Venha nos "visitar" sempre, seja bem-vinda!
      Bjos.

      Excluir