• Consultoria de Imagem e Estilo Feminina
  • Consultoria para Montagem de Malas para Viagem
  • Consultoria para Eventos Especiais
  • Consultoria e Treinamento para Lojistas
  • Cursos e Workshops
  • Consultoria de Imagem e Estilo Masculina

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Chapéus: modelos, como e onde usar


Nos últimos anos vimos o uso do chapéu popularizar-se no Brasil. Na Europa e EUA, eles já fazem parte do dia a dia das fashionistas, é só procurar nos sites de street style que acharemos muitas inspirações.
Inicialmente o modelo Panamá conquistou às brasileiras e agora com a moda voltando aos anos 70 o modelo Floppy está literalmente fazendo a cabeça das mulheres.
Por sugestão de uma leitora muito querida vamos falar um pouco sobre este lindo e charmoso acessório, que deve fazer parte do seu armário logo, logo!


O chapéu possui como função principal proteger a cabeça do calor ou do frio, e com certeza, imprime um toque diferenciado em uma produção.
Esta sem dúvida é a primeira regra para uso do chapéu: seu uso é permitido de dia e ao ar livre.
Apesar da moda estar muito democrática e flexível para não cometer uma gafe avalie os ambientes onde ele é permitido e onde não é.

Onde usar:
  • Eventos diurnos e ao ar livre: casamentos, almoços, batizados, shows, reuniões sociais entre outros;
  • Praia e campo;
  • Atualmente, e se fizer parte do seu estilo e personalidade, alguns modelos, preferencialmente, de abas menores, podem ser usados em casas noturnas ou shoppings, ou seja, em ambientes bem informais. Lembre-se sempre de prestar atenção se seu chapéu não está incomodando os outros...estilo combina com educação.
Onde não usar:
  • Ambientes fechados como cinemas, teatros, igrejas e restaurantes;
  • Ambiente de trabalho;
Observação importante: Nunca usamos chapéus à mesa.

Nos dias atuais, como eles tornaram-se objetos de desejo fashion, você pode sair de casa com ele e tirar quando chegar ao local fechado, nestes casos lembre-se de arrumar os cabelos ao retirar o chapéu.

Os modelos mais usados atualmente são o Panamá, o Fedora e o Floppy. Existem diversos outros modelos, mas vamos focar nos que estão sendo mais procurados, e que encontraremos com mais facilidade nas lojas.
Vamos falar sobre as principais características de cada modelo:


O chapéu Panamá, é, na verdade, de origem equatoriana, feito com a palha da planta Carludovica palmata. De cor clara e textura extremamente macia e flexível.
A nomenclatura Panamá tornou-se "sinônimo" para os chapéus de palha com formato semelhante ao original. Os modelos verdadeiros podem chegar ao valor de US$ 3 mil, cerca de R$ 9 mil.
Este chapéu é bem casual por causa do material de que é feito: palha natural, e fica melhor em produções mais informais.
Ótimo para o clima brasileiro que é mais quente e com diversos ambientes mais descontraídos.


O chapéu Fedora é um clássico! Foi usado por inúmeras personalidades e celebridades do cinema, e tornou-se símbolo de glamour e requinte.
O modelo original possui lenghtwise vincado, coroa alta e uma faixa, de aproximadamente, duas polegadas circundando a coroa, e, geralmente, é feito em feltro.
É mais adequado ao clima frio por seu material ser mais quente.
Imprime uma imagem mais sofisticada e elegante, e pode ser utilizado em situações sociais formais e informais.


O chapéu Floppy é o "queridinho" do momento, principalmente pelo retorno da moda aos anos 70, e a ascensão do estilo Boho.
Eu acabei de voltar da Califórnia e todas as lojas de lá possuem um modelo para venda!
Ele é "molenga" com abas grandes e copa bem arredondada, geralmente feito de feltro.
Cria uma imagem mais hippie chic, boho e por isso é mais informal, mas dependendo da produção pode ficar mais sofisticado.

Para usar chapéu o mais importante é sentir-se segura e conseguir "carregar" a produção, ou seja, ficar confortável com o acessório.
O chapéu não precisa combinar com sapato ou bolsa, mas deve ficar harmônico com o resto da produção, preste atenção à cartela de cores de sua roupa e verifique se o chapéu "combinou" com as mesmas e se está adequado ao estilo delas.

Abaixo algumas imagens de street style para inspirar:

O chapéu Panamá em versão elegante com a clássica camisa branca e calça jeans. Os acessórios fizeram toda a diferença: chapéu, bolsa vermelha e pulseiras grandes e coloridas. Uma produção despretensiosa e charmosa.

Produção com a cara do verão brasileiro! Chapéu Panamá com vestidinho de algodão listrado que faz um mix de estampas com o lenço floral. 

Outra produção causal e bem verão: calça colorida e regata branca, novamente os acessórios fizeram toda a diferença: chapéu Panamá, cinto trançado e gladiadora baixa. 

Linda produção informal e cheia de charme: calça jeans branca e camisa listrada usadas com chapéu com "estampa".

Produção com ares "navy" nas cores, na modelagem do chapéu e nas listras. Elegante e informal.

O chapéu em uma produção para dias mais fresquinhos. Os tons claros são aposta para o inverno 2015!

Nesta produção ela combinou chapéu + bolsa + sapato + blusão, é uma inspiração, mas não há necessidade desta combinação. O chapéu poderia ser preto, cinza, caramelo, verde entre outras cores.

Outra linda produção para o inverno! Usar os cabelos soltos e naturais é uma ótima opção para os modelos Fedora e Floppy e facilita bastante na hora de tirar o chapéu.

Gosto muito desta produção para mostrar que chapéu, bolsa e sapato não precisam ser das mesmas cores, apenas harmonizar no look. Amei!

 A produção acima é bem casual e "étnica" ideal para ambientes e situações informais.

Produção para o inverno fazendo a mistura de estampas entre o casaco xadrez e o sapato animal print, o chapéu entra como o acessório que diferencia e incrementa o look.

 Olivia Palermo em uma imagem que remete o estilo boho chic, o chapéu Floppy é o ideal para estas produções.

Adoro a mistura de elementos desta produção, ela mescla o esportivo, o elegante e o moderno.

Agora é só procurar o modelo mais adequado ao seu estilo e personalidade e montar uma linda produção.
Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário