• Consultoria de Imagem e Estilo Feminina
  • Consultoria para Montagem de Malas para Viagem
  • Consultoria para Eventos Especiais
  • Consultoria e Treinamento para Lojistas
  • Cursos e Workshops
  • Consultoria de Imagem e Estilo Masculina

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

O Mito do Pretinho Básico

Nem só de preto vive uma mulher elegante...
Raquel Brizolim explica porque.
"Há quem diga que uma roupa preta sempre cai bem. Eu digo: nem sempre, mas, calma, não desista de ler este post porque você, simplesmente, ama preto!
O objetivo não é fazer você jogar metade do seu guarda-roupa fora (rsrsrs), e sim, conhecer o impacto do preto nas suas produções, principalmente, no ambiente corporativo.
De fato, por ser uma cor neutra, ele combina com todas as outras cores, mas existem outras cores neutras que não “pesam” tanto quanto o preto.
Primeiramente, é importante conhecer a mensagem que cada cor transmite. O preto comunica elegância, discrição, força, formalidade, autoridade e poder. Só esses elementos já impactam no uso da cor no ambiente corporativo, pois eles sugerem uma pessoa pouco acessível e introspectiva, o que não acontece por acaso, afinal o preto é uma cor isolante, pois absorve a luz.
No Brasil, o preto é super-valorizado no vestuário, sendo colocado no patamar de cor neutra mais versátil, mas isso está longe de ser uma verdade inquestionável. O azul marinho, por exemplo, é uma cor que chamamos de básica que é bem aceita em todo o mundo, pois possui muitas associações positivas em diferentes culturas. Pesa menos visualmente que o preto, combina com uma gama enorme de cores, e, assim como o preto, é formal e elegante, sem ser tão sóbrio e isolante como ele.
O marinho comunica confiança e acessibilidade, é discreto e mais leve que o preto.


Ao escolher o preto para usar fora do Brasil, é importante ficar atenta a questões culturais, principalmente se você faz viagens constantes a trabalho. Nas culturas ocidentais e alguns países do Oriente Médio, o preto significa morte e luto. Ainda que no Brasil isso soe um pouco antiquado, ainda existem países em que as mulheres só se vestem de preto pelo resto da vida depois que ficam viúvas. No Tibet e na Tailândia, o preto representa má sorte. Na China o preto representa a cor de jovens garotos. No Japão é a cor da noite e do mistério, mas também pode ser associado com energias femininas. Na Índia, significa preguiça, raiva e intolerância.
Assim, pensando no impacto das cores no ambiente corporativo, o azul marinho é uma excelente opção. Então, se você for viajar a trabalho, apresentar um projeto muito importante na sua empresa, ministrar uma palestra, ou participar de uma entrevista de emprego, inove, arrisque e vá de azul marinho!"
                unnamed.png
Raquel Brizolim sempre teve um apurado senso estético e curiosidade por diferentes lugares e culturas desde a infância, o que a levou a visitar mais de quarenta países a trabalho e turismo, oportunidades nas quais pôde conhecer diferentes códigos de vestimenta e comportamento, e perceber a importância da imagem como fonte de revelação de valores culturais e pessoais. Graduou-se em Relações Internacionais em 2001 e, depois do nascimento de seu filho, sentiu necessidade de diminuir o ritmo intenso de viagens. Foi nesse momento que se redescobriu profissionalmente com a consultoria de imagem, onde poderia aplicar seus conhecimentos sobre culturas diversas e sua experiência no mundo corporativo no desenvolvimento da identidade visual de seus clientes. Formou-se em Consultoria de Imagem conosco, Lu Carbonell e Tininha Almeida e, junto com Elaine Dantas, atua como consultora em lojas, ministra workshops sobre moda e estilo, e agora é uma das nossas colaboradoras.
                                                     Instagram @byquelbrizolim

Viram? Nem só de preto vive uma mulher elegante...
É o que sempre incentivamos por aqui: sair da zona de conforto, mudar, arriscar e ousar!
Beijos e beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário