• Consultoria de Imagem e Estilo Feminina
  • Consultoria para Montagem de Malas para Viagem
  • Consultoria para Eventos Especiais
  • Consultoria e Treinamento para Lojistas
  • Cursos e Workshops
  • Consultoria de Imagem e Estilo Masculina

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Quantidade x Qualidade

Hoje o post da Débora Flores é muito interessante e esclarecedor, adorei! Ela aborda um tema que ainda é, para muita gente, um mito: quanto mais "pagar pesado na malhação melhor". Lêdo engano, e ela nos explica os motivos.
 
 
 
 
"O campo de pesquisa na área do treinamento resistido (exercícios com peso) cresceu muito de uns 20 anos para cá. Entretanto, ainda é muito comum ver pessoas fazendo séries com até 2 horas de duração!
Estou me referindo à variável chamada volume de treinamento, onde o número de repetições e, principalmente, de exercícios é considerado.
Se antigamente a frase “quanto mais, melhor” era levada como regra, hoje ela pode, com total confiança, ser substituída por “menos é mais”! Ao invés de trabalhar cada pedacinho do corpo de forma isolada, é mais interessante dar preferência a trabalhar vários músculos de uma só vez, por meio de exercícios multiarticulares ou, simplesmente, exercícios grandes executados de forma intensa.
De forma intensa? Certamente você já deve estar pensando em cargas altas, não é? Não necessariamente! A intensidade da série pode ser alterada de inúmeras formas, além da carga. De que adianta ficar 1h realizando exercícios mal feitos e com amplitudes de movimento reduzidas, por exemplo? Um agachamento realizado até em baixo, com menos carga, é extremamente mais eficiente do que um curtinho com muita carga. E isso se tratando não só de potencial de hipertrofia (aumento de massa) como também de alongamento muscular.
Um exercício de Leg Press descendo de forma controlada é incomparavelmente melhor do que um descendo de forma largada e rápida. Além disso, cuidado com a cilada das “roubadinhas”! Elas fazem com que o corpo peça ajuda a outros músculos que não atuam no movimento para conseguir executá-lo! E é justamente o contrário que deve ser feito! O ideal é aprender a dificultar o exercício, deixando que somente os músculos a serem trabalhados atuem no movimento!
Para finalizar, gostaria de fazer uma pequena alteração naquela frase citada no início do texto e desejo, realmente, que se lembrem dela na hora de malhar: menos com qualidade, é muito, mas muito mais!!
Não percam seus preciosos tempos meninas! Não se enganem! Para ter resultado, malhar corretamente é primordial!!
  
Beijos e bons treinos!"
 
Quer saber mais sobre atividade física e saúde? Acesse o Blog deboraflores.com.br
 

4 comentários:

  1. Sei bem do que a Débora fala. Malhei durante muito tempo em academia, sem assistência de um personal, e, apesar de "pegar pesado", não via muitos resultado. Agora, em seis meses com um personal, vejo resultados que em anos não obtive. É o exercício bem feito, correto, tirando dele o melhor proveito.
    Parabéns Lucienne e Tininha pela colaboração, super legal essa preocupação de colocar no blog dicas sobre atividades físicas.
    Beijos. Déa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Déa, que bom você comentar isso, só reforça o que a Débora fala no post.
      Beijos.

      Excluir