• Consultoria de Imagem e Estilo Feminina
  • Consultoria para Montagem de Malas para Viagem
  • Consultoria para Eventos Especiais
  • Consultoria e Treinamento para Lojistas
  • Cursos e Workshops
  • Consultoria de Imagem e Estilo Masculina

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Feliz por Nada

Tirei alguns dias de férias entre o Natal e o início do ano e procurei algumas dicas de livros "leves" para ler na praia nestes 10 dias de descanso. Tenho uma listinha de livros que quero ler e ainda não consegui - a lista é bem grande, pois AMO muito ler - e foi maravilhoso ter lido o livro da jornalista, romancista, cronista e poeta gaúcha Martha Medeiros: Feliz por nada!!!
Inclusive aumentei minha lista de "livros e filmes que valem a pena", graças à leitura de algumas crônicas do livro minha curiosidade foi aguçada!
Foi a melhor leitura para iniciar o ano com bons objetivos de vida e boas e novas perspectivas. O livro é de julho de 2011 e traz uma coletânea de crônicas da Martha escritas no período de 2008 a 2011 para os jornais O Globo e Zero Hora.
Eu adoro o jeito que a jornalista escreve e mesmo não concordando com todas as suas opiniões admiro seu modo direto e claro, e muitas vezes divertido, de escrever sobre o cotidiano - como eu gostaria de saber escrever assim!
 
São mais de oitenta crônicas e acabei destacando alguns trechos para iniciar 2013 com mais leveza e alegria. É claro que estes trechos são uma análise pessoal, mas quero muito pensar neles durante este ano e lembrar que "a felicidade não precisa de motivo."
 
"Sou gentil simplesmente porque acho mais fácil do que ser grosseira. Despende menos energia. E também porque não vejo graça em magoar as pessoas." - este é o meu lema de vida!
 
" Minhas duas últimas viagens ao exterior foram feitas sem máquina fotográfica ou celular na bagagem.  Fui e voltei sem uma única foto, o que para muitos signifique "ela não foi". Mas fui. A vida também acontece sem provas documentais."
 
" Dores, cada um tem as suas. Mas o que nos faz cultivá-las por décadas? Creio que nos apegamos com desespero a elas por não ter o que colocar no lugar, caso a dor se vá. E então se fica ruminando, alimentando a própria "má sorte",num processo de vitimização que chega ao nível do absurdo. Por que fazemos isso conosco?
Amadurecer talvez seja descobrir que sofrer algumas perdas é inevitável, mas que não precisamos nos agarrar à dor para justificar nossa existência."
 
"Quanto à felicidade, o jeito é tentar fazer boas escolhas. Como fazê-las? Ninguém sabe ao certo, mas ser íntegro e não se deixar levar por vaidades e preconceitos promove uma certa paz de espírito. Ser feliz não é muito difícil, basta não ficar obcecado com esse assunto e tratar de viver. Quem pensa demais não vive."

"Existe uma frase ótima, que não lembro de quem é, que diz que rir não é uma forma de desprezar a vida, e sim homenageá-la. Mas atenção para sutileza: isso não significa passar os dias feito uma boba alegre, dando bom dia para poste. Trata-se de rir por dentro. De achar graça nas coisas. Mesmo as que não dão muito certo. A essa altura vocês já deve ter descoberto que nem tudo dá certo."
  

Martha Medeiros
 
O livro não é de autoajuda, e nem pretende ser, mas nos auxilia a refletir e pensar no nosso dia a dia de outra forma, uma leitura leve e gostosa que vale a pena. Escrito em 2011 e ainda muito atual neste mundo onde tudo é tão rápido e descartável.
Esta é a minha primeira inspiração para este ano: que em 2013 possamos ser mais leves e felizes!
Beijos, 

6 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro. Sempre leio os textos dela. Um feliz 2013 pra vcs, sucesso, tudo de bom!! Beijão

    www.fashionandmanagement.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dariane eu também gosto muito da Martha Medeiros! "Feliz por nada" vale muito a pena ser lido.
      Beijos,

      Excluir
  2. Ganhei esse livro de uma amiga e gostei muito, volta e meia leio uma página. Vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ale, este livro é ótimo para ficar na mesinha de cabeceira e ser lido aos poucos, absorvendo cada frase. Delicioso de ler!
      Beijos

      Excluir
  3. ADOREI os trechos que você postou! Vou comprar hoje mesmo para levar para as férias!!! Excelente dica amiga!!!!
    Beijos.
    Tininha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga tu vais adorar! Já virou meu livro de cabeceira, para sempre reler o que me interessou.
      Boas férias!!!
      Mil beijos,

      Excluir