• Consultoria de Imagem e Estilo Feminina
  • Consultoria para Montagem de Malas para Viagem
  • Consultoria para Eventos Especiais
  • Consultoria e Treinamento para Lojistas
  • Cursos e Workshops
  • Consultoria de Imagem e Estilo Masculina

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Gordura trans: você sabe o que é?


Ouvimos tanto falar da gordura trans, mas será que sabemos, de fato, o que ela é e o que os alimentos contêm? A equipe da Levittá Espaço Nutrição nos explica tudo.
“Livre de gordura trans, zero gordura trans são frases muito utilizadas em alimentos industrializados para atrair a atenção do consumidor para um alimento mais “saudável”. Muitas vezes, porém, nem sabemos do que se trata e que efeitos essa gordura pode ter em nossa saúde.
A gordura trans é um óleo vegetal líquido insaturado que sofre hidrogenação e forma uma gordura sólida e estável à temperatura ambiente. Esse tipo de gordura é muito utilizada pela indústria, pois conserva mais o produto, além de conferir melhores qualidades de sabor, textura, entre outros. Ela é, contudo, muito prejudicial ao organismo, pois além de aumentar o LDL (colesterol ruim), diminui o HDL (colesterol bom), aumentando as chances de doenças cardiovasculares.


Alimentos como biscoitos recheados, bolos e pães industrializados em geral, margarinas e gorduras vegetais usam a gordura trans como ingrediente, apesar de muitas vezes não constar da tabela nutricional do alimento. 
Isso acontece porque há uma brecha na legislação da rotulagem de alimentos que permite que não seja informada na tabela a presença de gordura trans quando o produto contém menos de 0,2g de gordura trans por porção. Porém podemos identificar se há a presença dessa gordura no produto por meio da lista de ingredientes. Pode estar escrito: “gordura trans”, “óleo hidrogenado”, “gordura vegetal” ou “gordura hidrogenada”. Por isso é tão importante olhar a tabela nutricional, e mais importante é observar a lista de ingredientes que vem em ordem decrescente de quantidades."


Aprendi com a equipe da Levittá a importância de ler os rótulos e como fazer isso, ou seja, sabendo interpretar corretamente o que está ali escrito e traduzir para minha rotina de alimentação. Só assim saberemos o que, de fato, estamos comprando e levando para a mesa de casa.
Beijos e beijos.

(61) 3345 65 91 (61) 8586 6591
SEPN 516 - Conjunto E - Loja 40
Edifício Carlton Center - Asa Norte, Brasília/DF
Estacionamento coberto - Entrada pela W2 (Funcionamos dentro do Laboratório Exame)

Nenhum comentário:

Postar um comentário