• Consultoria de Imagem e Estilo Feminina
  • Consultoria para Montagem de Malas para Viagem
  • Consultoria para Eventos Especiais
  • Consultoria e Treinamento para Lojistas
  • Cursos e Workshops
  • Consultoria de Imagem e Estilo Masculina

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Difícil emagrecer?


Quem já precisou fazer dieta para perder alguns quilinhos pode ter percebido que, nem sempre, os resultados são os que esperávamos. Perdemos e logo depois recuperamos o peso. Vamos entender um pouco mais como funciona nosso "sistema operacional" ? Mais um texto super interssante da equipe da Levittá Espaço Nutrição.

"Para tentar explicar melhor esta afirmaçāo, gostaria de compará-lo a um computador: quando seus pais fizeram amor e, fruto deste amor, você foi concebido, seu sistema operacional foi instalado. Todas as informaçōes para você funcionar já estavam no chip bios (zigoto) que ora se formava. Você tinha acabado de receber as informaçōes genéticas, nāo só dos seus pais, mas também de todos os seus ancestrais. Você estava com a configuraçāo de fábrica. A cor do seu cabelo, a cor dos seus olhos, sua altura, sua inteligência, seu peso adulto. Tudo já estava pré-programado. Mas, antes mesmo que sua māe soubesse que tinha ganhado um computador de presente, diga-se de passagem, de última geraçāo, ela já começava a instalar alguns novos programas e a mexer no sistema operacional.
O estilo de vida de uma māe durante o período gestacional tem profundo impacto na vida adulta de seu filho. Neste momento, o computador, você, estava sendo operado por sua māe e ela podia instalar deste vírus, como anti-vírus, que influenciariam o seu funcionamento. Mas, sua māe, zelosa, cuidou muito bem dela e, consequentemente, de você durante a gestaçāo e você nasceu lindo, sadio, perfeito. Isto foi o suficiente? Sua altura estava definida? Seu peso? Nada que você faria poderia modificar isto?Você se reprograma o tempo todo. Instala e desinstala programas, ativa ou desativa vírus. Seu estilo de vida é quem define, de fato, que tipo de computador você será.


No que se refere à sua gordura corporal, que está programada para ter certa quantidade, você pode reprogramá-la: existe um hormônio produzido em grande parte nas células adiposas, a leptina, que vem do grego – leptus: magro, que funciona como um “adipostato”, que aumenta a quantidade quando você engorda, fazendo com que você coma menos e que diminui quando você emagrece, aumentando o seu apetite. Isto tende a manter o seu peso (teoria do set point). Esta reprogramaçāo ocorre, mais ou menos, na razāo de um quilo por mês. Se você aumenta de peso nesta quantidade mensalmente, coisa que você pode nem perceber, ao final de um ano, você terá engordado doze quilos. Quando você se der conta, vai querer emagrecer a maior quantidade, no menor tempo possível. E lógico, nāo será um quilo por mês. Você pode até emagrecer mais de um quilo por mês, mas vai levar tantos meses quanto a quantidade de peso perdido, em quilos, para você se reprogramar. Até isto acontecer, suas células de gordura vāo estar ansiosas por recuperar seu tamanho original e um descuido, as vezes, em uma única refeiçāo, dependendo da qualidade e da quantidade do que você comer, pode colocar até uma semana de trabalho por água abaixo e você ainda bagunça seu trabalho de reprogramaçāo. Você nao compreende o que aconteceu, se enfurece e acaba desistindo de tentar emagrecer dizendo que nada dá certo.
O final de semana nāo está liberado. Muito menos as confraternizaçōes e as festinhas infantis. Sabendo disto, fica fácil: nāo faça dietas radicais, seja disciplinado, seja perseverante. Emagrecer nāo é um problema de hardware, é um problema de software. Nāo é com sua cintura que você deve se preocupar, é com a sua cabeça."


Bacana demais a comparação, né? Assim fica mais fácil entender que o certo é termos um estilo de vida saudável do que tentar, a todo momento, perder o peso ganho nas escapadas "esporádicas".
Beijos e beijos.


(61) 3345 65 91 (61) 8586 6591
SEPN 516 - Conjunto E - Loja 40
Edifício Carlton Center - Asa Norte, Brasília/DF
Estacionamento coberto - Entrada pela W2 (Funcionamos dentro do Laboratório Exame)

Um comentário:

  1. Temos que focar na disciplina...nada de dietas loucas...mas sim no foco diário...podemos até ter predisposição para algumas doenças, mas se cuidarmos do nosso corpo diariamente isso pode ser amenizado ou eliminado...pensem nisso...FOCO MINHA GENTE!!! Ingrid Fernandes

    ResponderExcluir