• Consultoria de Imagem e Estilo Feminina
  • Consultoria para Montagem de Malas para Viagem
  • Consultoria para Eventos Especiais
  • Consultoria e Treinamento para Lojistas
  • Cursos e Workshops
  • Consultoria de Imagem e Estilo Masculina

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Imagem profissional e carreira


Muitas vezes, quando falamos sobre a importância da imagem pessoal como fonte de comunicação e transmissão de diversas mensagens sobre o indivíduo, algumas pessoas tendem a achar que essa questão está sendo supervalorizada, mas não é bem assim... Em segundos fazemos, instintivamente, uma leitura de quem se apresenta para nós naquele momento pela primeira vez e, fatalmente, aí já formamos aquela famosa "primeira impressão" que pode vir a se confirmar, ou não, caso você tenha a oportunidade de conhecer melhor aquela pessoa, do contrário a imagem que ficará marcada será aquela primeira...
E que importância isso tem quando falamos de imagem profissional?
Quem fala sobre o assunto é a Elaine Dantas, que já apresentamos para vocês aqui e agora faz seu post de estréia como nosso colaboradora.
Enjoy!
"A imagem pessoal é elemento fundamental nas relações interpessoais. 
Isso se dá por que a imagem é uma forma de comunicação não verbal, ou seja, sem dizer nenhuma palavra "falamos" muito sobre nossa personalidade, estilo de vida e valores. As mensagens não-verbais influenciam a forma como somos tratados pelos outros, que nos julgam baseados nos seus próprios valores. Este processo acontece de forma automática no nosso cérebro e é, portanto, inevitável! 
No campo profissional, a imagem pode ser um importante diferencial competitivo para facilitar o desenvolvimento na carreira, já que ela é formada pela conjunção de uma série de atributos, dentre eles a aparência pessoal.


A aparência de um profissional transmite mensagens sobre sua confiança, segurança, competência, comprometimento com a empresa, motivação e realização pessoal. De acordo com essas impressões, oportunidades profissionais podem surgir em consequência da observação. O oposto também pode acontecer. Um profissional que passa uma imagem de desleixo e descomprometimento pela forma de se vestir, pode estar sabotando a própria carreira. A impressão passada pode não estar correta, mas talvez nunca seja dada a ele uma chance de provar o contrário! 
Vale lembrar que o conceito de imagem profissional se estende ao nosso espaço físico e às nossas atitudes, postura e comportamento no local de trabalho. Ou seja: estação de trabalho organizada e limpa, itens de uso pessoal, como caderneta de anotações, agenda e celular, revelam muito sobre nosso cuidado, organização e adequação. Do mesmo modo, tom de voz, postura, modo como tratamos os colegas, termos e assuntos falamos no trabalho, também "falam" sozinhos e demonstram características importantes sobre o profissional. 
Imagine: se uma pessoa que não lhe conhece tiver que te definir a partir do que vê na sua mesa de trabalho e a organização dela, como ela te definiria? E se visse a copa do escritório logo após ter sido usada por você ou o modo como trata os colegas, subordinados ou prestadores de serviço, qual a impressão que teria?
Nós tiramos conclusões sobre os outros baseados nesses aspectos, não é mesmo? E por que o contrário também não seria verdade? 
Entender a importância e o valor de uma imagem pessoal adequada, coerente e consistente é o primeiro passo para usá-la a seu favor!"


Se alguém ainda tem dúvida sobre o quão determinante pode ser a sua imagem profissional, basta se colocar do outro lado: se você tivesse que escolher entre dois candidatos, igualmente competentes e qualificados, sem que você conheça ambos mais a fundo, em qual pensaria para a vaga, o que apresentou-se de modo mais adequado (vestimenta, postura, tom de voz, boa apresentação do currículo etc) ou o outro que não tomou esses cuidados?
Faça a escolha!

Brasiliense, administradora de empresas e auditora, Elaine Dantas foi uma das nossas primeiras alunas a atuar no mercado, o que nos enche de orgulho e alegria!
Depois de mais de 10 anos compartilhando no seu ambiente profissional e pessoal o conhecimento de assuntos relacionados à imagem e ao estilo, encontrou na consultoria de imagem a possibilidade de aliar paixão, formação e profissão. 
Formou-se em consultoria de imagem conosco, Lu Carbonell e Tininha Almeida - Escola de Formação do Nariz Arrebitado Consultoria de Imagem,  em 2014. Imagem profissional, carreira, marketing de relacionamento e branding pessoal e corporativo são os seus temas de especialidade. 
Junto com Raquel Brizolim, desenvolve estratégias de aplicação das ferramentas da consultoria de imagem para lojistas e ministra workshops sobre imagem e estilo.  

Instagram @elainedantas_imagem

Beijos e beijos.

2 comentários:

  1. Adorei o texto, muito pertinente. Há muitas pessoas que confundem informalidade com desleixo. A apresentação pessoal dos funcionários influencia até o modo como clientes e usuários percebem a empresa ou instituição onde trabalhamos. Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Lisaura, o funcionário é a personificação da empresa, por isso deve espelhar os conceitos e valores dela. Obrigada pelo comentário tão positivo!

      Excluir