"Roupas, acessórios, formas e modelagens, tipo de tecido, cores, estampas, corte e cor do cabelo, tipo de maquiagem etc são elementos que compõem a identidade visual que comunicam mensagens diversas, disso já sabemos, certo?
Então, não é surpresa dizer que o modo como nos vestimos influencia na
percepção que o outro tem de nós, facilitando ou dificultando o relacionamento
interpessoal.
O tipo de reação que desejamos causar em nossos interlocutores está diretamente relacionada à escolha estratégica do visual a ser adotado.
Se o objetivo é estabelecer uma relação
de parceria e liberdade para troca de ideias, por exemplo, ao dar uma aula ou
palestra, cores alegres e suaves, peças casuais, linhas e formas arredondadas e estampas delicadas são elementos que compõem a imagem ideal para criar e facilitar essa conexão.
Os códigos subjetivos de comunicação inseridos nestes elementos
causam no outro uma sensação de acessibilidade, amabilidade e abertura que facilitam o
processo de interação.
Por outro lado, se a intenção é reforçar autoridade ou poder, transmitindo uma mensagem de mais distanciamento, o uso
de cores neutras ou sóbrias, linhas retas e formas rígidas, provoca no outro um distanciamento natural. O figurino da personagem Claire Underwood, do
seriado House of Cards, foi todo construído com base nesses fundamentos, e ilustra bem uma imagem de autoridade, poder, sucesso e até de refinamento. Toda fã da
série que conheço já desejou algum dia sair com um visual poderoso e elegante
como o da Claire.
Um outro efeito incrível provocado pelo visual é o de
fora para dentro e, nesse caso, o impacto é sobre a própria pessoa: aquilo que você veste pode levantar ou derrubar sua
autoconfiança e, em consequência, influenciar sua atitude.
Reconhecer e entender as informações que nossa própria imagem comunica e ter uma atitude coerente com elas nos traz mais confiança e segurança, transmitindo, desse modo, de forma mais firme e convincente, as mensagens que desejamos.
Pessoas que trabalham ou
estudam em casa, podem aumentar a produtividade se adotarem o
ritual de se arrumar para esta atividade, mesmo que precisem interagir
com ninguém. Faça o teste!
Da mesma forma, se vestir de maneira muito sóbria, rígida ou conservadora pode reforçar sentimentos que nos atrapalham a progredir, como a timidez, o desânimo ou a falta de atitudes positivas.
Resumindo, a dica do dia é: vista-se de forma coerente e harmoniosa com a mensagem que você quer transmitir, tenha atitude que você quer ter e vá longe!"
Viram? Por isso sempre reforçamos a importância de conhecer as mensagens que as cores, formas, texturas etc transmitem para que você possa compor sua identidade visual de acordo com a imagem que pretende transmitir, fazendo bom uso dessas ferramentas para ter uma comunicação não verbal eficiente e eficaz.
Beijos e beijos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário