• Consultoria de Imagem e Estilo Feminina
  • Consultoria para Montagem de Malas para Viagem
  • Consultoria para Eventos Especiais
  • Consultoria e Treinamento para Lojistas
  • Cursos e Workshops
  • Consultoria de Imagem e Estilo Masculina

terça-feira, 3 de julho de 2012

Hora de encarar o guarda-roupas - capítulo final!

Demorou mas chegou o último post sobre organização do guarda-roupas! Os três primeiros podem ser lidos aqui, aqui e aqui, imprescindíveis para quem "pegou o bonde andando", ok?
Bom, agora é hora de agrupar as peças, o que pode ser feito de diversas formas, dependendo da sua preferência. Essa etapa é importantíssima, pois será nela que você organizará, de fato, seu guarda-roupas, facilitando a visibilidade das peças e, em consequência, a produção dos looks.  Saber o que se tem dentro do armário e onde está cada item é essencial para evitar aquela confusão diária de não saber o que vestir porque não encontra o que "combine", o que redunda na repetição de produções que estão "à mão".   Pois bem, para as roupas de uso bem específico, como as de praia/piscina, academia/esportes e de dormir, a melhor maneira de organizá-las é agrupando-as por categoria.

Separe, portanto, gavetas para cada uma das "espécies" de roupas e faça uma "sub-organização" (o que será feito com as demais também): junte os conjuntos (biquines, pijamas etc), agrupe calças de ginástica, blusas, regatas, shorts e assim por diante levando em consideração a cor e o modelo (clara, escura, com manga, sem etc).
Para as demais peças, que representam a maior parte do closet, você também pode optar por separar tudo por ocasição de uso. Roupas de trabalho, passear, noturnas, festa etc.
Acontece que, atualmente, não temos mais aquele uso "estanque" de determinada peça. Explico: antes um blazer de um taier era usado somente com a saia par dele ou seja, o conjuntinho inteiro, e nunca se arriscava "levar" aquela roupa do trabalho para um look passeio.
A moda, como eu já mencionei diversas vezes, está super democrática, então podemos fazer uma mesma peça transitar por diversos ambientes, não sendo, assim, recomendável separar tudo somente pelo uso.
O jeito que mais gosto, e o que adotei e deu certo, foi separar as roupas por tipo e cor: saias, blazers, calças, camisas, camisetas, bermudas, vestidos longos, curtos etc.
Dentro dessa separação faço duas outras: cores e modelos. Separo, por exemplo, todas as minhas blusas básicas por cor (sempre do claro para o escuro, em degradê), depois, dentros de cada grupo de cor, faço uma subdivisão por modelo: regata, manga curta, longa e assim por diante.
Desse modo você visualiza tudo o que tem de determinado tipo e pode ir "passeando" pelo closet e compondo o look com as peças que quiser, variando a cada dia. Eu adoro escolher uma determinada peça e me desafiar a fazer uma produção com ela: escolho uma calça, daí vou procurar a blusa que usarei, o blazer ou casaco, um lenço, cinto, acessórios etc, e fica tudo muito fácil porque vou transitando de "seção em seção" e escolhendo o que quero.
Essa etapa engloba, também, a organização dos acessórios, que deve seguir a mesma lógica das roupas, ou seja, tudo separado por tipo: anéis, brincos, colares (nesse caso se for um conjunto deve-se manter as peças juntas), cintos, broches, lenços, sapatos e bolsas.


As roupas de frio pesado e as de festa ficam, no meu caso, em uma porta separada, já que são peças que uso esporadicamente.
Feito isso é só curtir a organização e a cara nova do seu guarda-roupas. Tenho certeza de que você descobrirá várias peças das quais não se lembrava e comporá produções novas e criativas, ficando com a sensação de que ganhou um armário novo!

A essa altura vocês devem estar pensando que sou louca por propor uma organização desse tamanho. Não sou não, e ela é mais fácil de fazer do que parece e, o melhor, o prazer de ter tudo organizado mais do que paga o cansaço de colocar, e manter, tudo em ordem.

Mãos à obra!!! Coragem!!!! 
Beijos e beijos.

6 comentários:

  1. Isso deve levar um ano até terminar...não achei prático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao ler os posts pode parecer muito complicado, mas não é, garanto. Leva tempo, requer paciência e vontade de mudar, só que o resultado vale à pena!
      Tudo na vida requer dedicação e para ter um closet arrumado, para quem valoriza isso, o trabalho compensa.
      Tente, você vai gostar.
      Bjs.

      Excluir
  2. que coincidência, hj estou desde cedo nessa "luta" mas é tão bom que redescobrimos roupas que não usávamos desde o inverno passado.
    obrigada pelas dicas Tininha, vc é espetacular!!
    Bjs,
    Lú e Adi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luísa, bom dia! Isso mesmo, organize tudo, lembre-se que isso será um investimento.
      Coloque uma música gostosa e deixe o armário todo em ordem, depois me conte como ficou!
      Grande beijo em você e na querida Adi, vocês é que são espetaculares, um doce de dupla mãe e filha!

      Excluir
  3. Oi Tininha (já estou íntima rs)desde o primeiro post "encarando o guarda-ropuas" venho me organizando para fazer a limpa geral. Já comprei as capas, cabides todos iguais (sempre quis ser um closet assim...) e tudo o mais que você indicou. Já fiz a retirada das peças que não uso e hoje, por coincidência, vou buscar todos os ajustes na costureira. Esta torcendo para vir o post final antes do final de semana, e veio!!! Obrigada, sábado e domingo vou deixar tudo na mais perfeita ordem.
    Tenho adorado tudo no blog, você e Lu são pessoas de ótimo gosto, apurado, dá para perceber.
    Beijos.
    Helena Mansur Godoy (Cascavel/PR)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena obrigada pelos elogios!
      Esperamos que nossas dicas tenham sido utéis na arrumação do teu armário, qualquer dúvida nos envie um e-mail que teremos prazer em te ajudar.
      Beijos,
      Lu e Tininha

      Excluir