• Consultoria de Imagem e Estilo Feminina
  • Consultoria para Montagem de Malas para Viagem
  • Consultoria para Eventos Especiais
  • Consultoria e Treinamento para Lojistas
  • Cursos e Workshops
  • Consultoria de Imagem e Estilo Masculina

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A Escolha das atividades físicas.

Hoje no post da Débora Flores temos informações de como escolher a atividade física que mais atende aos  objetivos de treino de cada um.
Tem atividade para todo tipo de pessoa, motivação e metas a serem atingidas.
Que tal? Assim fica difícil ter uma desculpa para não malhar!!
Espero que gostem.
Beijos e beijos e agora fiquem com a Débora!

          

"O assunto de hoje é bastante pertinente para as pessoas que frequentam academias ou estão planejando se matricular.
Todos temos um objetivo com a prática de atividade física que, além da manutenção e melhoria da saúde, pode ser voltado para emagrecimento, hipertrofia (ganho de massa muscular), condicionamento físico, coordenação motora, equilíbrio, fortalecimento da coluna ou terapêutico (tratamento de lesão). Algo muito comum é ver pessoas não alcançando os resultados desejados nas academias, simplesmente, por escolherem atividades incoerentes ou inadequadas aos seus objetivos. E isso, volto a insistir, é falta de orientação!
São tantas opções de aulas, métodos, tantas novidades aparecendo e sendo difundidas na mídia como "milagrosas", que as pessoas são induzidas a praticar sem saber se elas realmente atentem aos seus objetivos.
No caso das aulas coletivas, se estiverem cheias então, parecem sinônimo de resultado garantido! Que fique claro que não estou aqui para valorizar ou denegrir qualquer atividade. Todas as formas de atividade física são boas, mas boas para características específicas.
Vamos aos exemplos. O Pilates é uma atividade excelente para o fortalecimento do core (cinturão que envolve a coluna), postura, alongamento e tônus muscular. Mas se o seu objetivo é emagrecer, não é uma boa escolha, pois não é uma atividade de alto gasto calórico e intensidade.



O Treinamento Funcional, que é muito interessante e está super na moda (falarei em breve sobre ele aqui), é maravilhoso para desenvolver coordenação motora, equilíbrio, além de, principalmente, poder ser realizado em forma de circuito, ter um altíssimo gasto calórico. Isso porque neste tipo de treinamento mais músculos precisam estar ativados para conseguir manter o movimento, o que o torna excelente para o emagrecimento. Agora, se o seu objetivo é hipertrofia essa não é uma boa escolha, pois no Treinamento Funcional fica difícil realizar os exercícios com altas cargas, o que certamente será um fator limitante para o ganho de massa.




Deu pra entender? É fundamental procurar um profissional de Educação Física para ajudar a escolher as atividades que são coerentes com o que deseja. Caso não estejam de acordo, você estará, sim, ganhando saúde, mas terá dificuldade em atingir seus objetivos específicos. E quando não vemos resultado no que estamos fazendo a consequência, inevitavelmente, é a queda na motivação, que faz muitas pessoas desistirem de malhar.
E vocês? Será que estão fazendo as escolhas certas? Comentem...quero saber! Não permitam que esse erro tão básico atrapalhe a eficiência de seus treinamentos!
Beijos e até a próxima!  "


Quer saber mais sobre atividade física e saúde? Acesse o Blog www.deboraflores.com.br

2 comentários:

  1. oi Débora, muito interessante o seu artigo, estou precisando mesmo de motivação para perder peso (leia-se muito peso), mas não consigo me decidir qual atividade fazer, uma vez que não gosto muito de atividade física.agradeço as dicas, beijos dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, ficamos felizes em saber que os posts da Débora estão sendo úteis e animando nossas leitoras da adotar uma atividade física como rotina e com um objetivo determinado.
      Débora é craque! Como ela disse no post é importante procurar um profissional para te indicar a melhor opção para os seus objetivos. Beijos.

      Excluir