• Consultoria de Imagem e Estilo Feminina
  • Consultoria para Montagem de Malas para Viagem
  • Consultoria para Eventos Especiais
  • Consultoria e Treinamento para Lojistas
  • Cursos e Workshops
  • Consultoria de Imagem e Estilo Masculina

quinta-feira, 21 de março de 2013

Ser educado nunca sai de moda!

"Porque educação, você sabe, NUNCA vai sair de moda!" esta frase foi escrita pela Ale Garattoni do site - que eu amo muito - ItGirls, vejam o post na íntegra aqui. Na verdade a Ale escreve muito sobre comportamento e eu adoro ler suas opiniões e dicas , o ItGirls  é um dos meus blogs preferidos.
 
Esta frase me fez pensar no assunto, e na verdade, tenho lido alguns artigos bem interessantes sobre  comportamento nos dias atuais.
Sem dúvida alguma "os tempos mudaram", mas desde quando deixou de ser educado e agradável dar Bom Dia, Boa Tarde e Boa Noite ao entrar num elevador ou numa sala de espera onde encontram-se outras pessoas? Não me lembro desta regra ter sido abolida...
A pressa e o stress do dia a dia não devem ser desculpa para não respeitarmos pequenos atos de gentileza e respeito mínimos.
Por isso me deu vontade de colocar alguns pontos que considero importantes e que fazem muita diferença na minha vida!



Palavrinhas Mágicas: Bem, sem dúvida, está é a regra mais básica de todas, os adultos costumam ensinar para as crianças, mas alguns esquecem de usar...
Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite, Por Favor, Com Licença, Desculpa, Obrigada, estas expressões possuem poderes mágicos! Rs.
 
"Gentileza gera gentileza": Esta frase tão reproduzida é perfeita para exemplificar que pessoas educadas e agradáveis acabam recebendo o mesmo em troca, quem não gosta de conviver com pessoas gentis?
Um sorriso, um obrigada, uma lembrança já fazem muita diferença.
Enviar flores, escrever um cartão - a mão - lembrar uma data importante, um telefonema, enfim pequenos gestos que alegram e demonstram interesse.
 
Prestar atenção ao outro: Quando estamos conversando com alguém devemos realmente prestar atenção na conversa, o olho no olho é muito importante, se você não esta com tempo não faça a outra pessoa perder tempo.
 
Uso do Celular: "Todo mundo tem", e é ótimo, mas existem situações em que o uso deste aparelhinho incomoda muito. Regra número um é não atender celular dirigindo, é questão de segurança, se for urgente, estacione o carro em local seguro e faça a ligação.
Quando sair com amigos para almoçar, jantar ou até mesmo um cafezinho deixe o celular no silencioso e verifique se a ligação é realmente importante para ser atendida, lembre-se você está batendo um papo divertido e interessante com seus amigos naquele momento e algumas coisas podem esperar um pouco.
Em reuniões de trabalho: celular no silencioso e ponto final. Lembrem-se: a maioria das situações podem esperar alguns minutos.

Atrasos: Eu considero atraso uma falta de respeito. Uma pequena tolerância é necessária, mas uma espera de 30 minutos é falta de respeito. Se o atraso for inevitável, pelo menos comunique a outra parte que então poderá escolher se quer esperar ou não.

Respeite o espaço do outro: Bom senso para tudo. Saiba respeitar as limitações alheias e tenha sensibilidade para não passar dos limites. Existe uma linha muito tênue entre ser simpático e gentil e ser invasivo. Respeite os limites.

Respeite as regras: Se tem fila, fique na fila; se o documento é necessário, tenha o documento; se levou uma multa, pague a multa; se quebrou, conserte; se errou, assuma.

Eu ainda poderia escrever muito mais, vejam que todos os meus exemplos parecem tão simples e banais, mas muitas pessoas se esquecem do mínimo mesmo, eu sempre digo uma frase para as minhas filhas que resume muita coisa: "Nunca façam para os outros o que vocês não gostariam que fizessem com vocês." o contrário desta citação é "Façam para os outros o que vocês gostariam que fizessem para vocês." Bem simples, né?

Eu realmente acredito que "educação nunca não sai de moda!"

Beijos,

4 comentários:

  1. Lu querida ! Adorei o post..adoro você !
    Um graaande beijo
    Ale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ale querida,
      Obrigada!
      Sinto saudades de vocês!
      Um beijo imenso e carinhoso

      Excluir
  2. Lu, minha amiga.
    Adorei, é bom lembrar dessas regras básicas, tu como sempre escreve maravilhas...
    Te adoro! Bjs.
    Claudete.

    ResponderExcluir