• Consultoria de Imagem e Estilo Feminina
  • Consultoria para Montagem de Malas para Viagem
  • Consultoria para Eventos Especiais
  • Consultoria e Treinamento para Lojistas
  • Cursos e Workshops
  • Consultoria de Imagem e Estilo Masculina

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

"O perigoso verbo comprar"

Imagem do divertidíssimo filme: "Delírios de Consumo de Becky Bloom", baseado no livro Confessions of a Shopaholic da escritora britânica Sophie Kinsella - fevereiro de 2009.

Quem não viu o filme ou leu o livro citado acima deve correr para as locadoras ou livrarias mais próximas e adquirir seu exemplar! Com certeza vai divertir-se muito e identificar-se com as variadas situações vividas pela personagem central desta hilária comédia romântica.
Piadas a parte, o verbo comprar é realmente muito perigoso. O título, e a inspiração para este post, vieram da leitura do livro O Essencial da Costanza Pascolato. O capítulo 14 aborda exatamente o tema: "O perigoso verbo comprar".
Na Consultoria de Imagem e Estilo falamos tanto sobre isso! A ideia é podermos fazer compras acertadas e racionais, levando em consideração o orçamento, a coordenação das peças do guarda-roupas e a real necessidade de determinado item.
"Aprenda a não comprar por impulso. É possível, acredite. É uma questão de treino." - Costanza Pascolato.
Quando fazemos a etapa de closet clearing no processo da consultoria determinamos tudo o que será aproveitado, descartado e levado para o conserto/ajuste. Com base neste levantamento o cliente saberá exatamente o que precisa comprar e, posteriormente, aprenderá que a nova peça precisará ser coordenável com outras peças do guarda-roupas. A regra básica é que uma peça deve ser coordenável com, pelo menos, outras três.
"Não dá para fazer da compra um gesto arrebatado e romântico. Pense. Custa dinheiro." - Costanza Pascolato.
Comprar é gastar dinheiro. Quantas vezes nos arrependemos de uma compra? Usamos a peça apenas uma vez, ou pior, não usamos. E ela fica dentro do armário com a etiqueta afixada...sem uso, isto é dinheiro jogado fora!
Invista em peças versáteis e de boa qualidade, que durarão mais tempo no armário, além de possuírem melhor acabamento e caimento. Uma peça boa é melhor que três ruins.
Todas as peças devem ser provadas e vistas de todos os ângulos: frente, lados e costas. é por isto que os provadores possuem muitos espelhos. Você se olha apenas de frente, mas os outras pessoas a veem de todos os ângulos! A roupa precisa funcionar no seu corpo, funcionar no seu tipo físico.
"Depois que me convenço - sim, é bonita, a qualidade é ótima e ficou linda em mim -, ainda me faço a célebre pergunta: "Será que eu preciso mesmo desta roupa?"" - Costanza Pascolato
Se a Costanza Pascolato, símbolo de mulher elegante, inteligente e ícone fashion, faz esta pergunta para si mesma você pode, e deve, fazer o mesmo!
Comprar é gastar dinheiro. É necessário sempre pensar no custo X benefício.
Por último, e não menos importante: não caia nas tentações das liquidações. Já escrevemos sobre este tema aqui.
" Liquidações são eventos perigosos. Criam a ilusão de que peças caríssimas caíram para a metade do preço - e, só por isso, você já se sente praticamente na obrigação de comprá-las. Nada disso." - Costanza Pascolato.
Novamente siga as regras:
  • você precisa desta peça?
  • ela é coordenável com outras peças do seu guarda-roupas?
  • a peça é de boa qualidade?
  • custo X benefício
Vamos começar 2014 refletindo sobre nossas compras?
Com certeza você ficará mais feliz com suas decisões e seu bolso vai agradecer também. Possivelmente sobre mais dinheiro para outros desejos e necessidades!
Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário