Algumas empresas possuem um dress code bem definido e claro não deixando margem a erros na hora de vestir-se para o trabalho. Infelizmente esta ferramenta não está presente em muitas organizações e os profissionais ficam na dúvida na hora de compor um guarda-roupas de trabalho.
Já abordamos o uso das calças jeans no ambiente corporativo aqui no blog, releiam o post aqui, e hoje vamos dar dicas gerais para montar um guarda-roupas adequado a qualquer ambiente profissional.
Esta produção pode ser usada em ambientes formais e informais: tons neutros, blazer, calça alfaiataria e colar discreto, porém com informação de moda e atualidade.
O nível de formalidade ou informalidade do ambiente de trabalho deve ser levado em conta na hora de seguir estas dicas, mas elas são bem úteis e possuem os pontos essenciais e gerais a serem seguidos. Na dúvida vocês sempre podem contratar uma Consultora de Imagem para ajudar a montar seu guarda-roupas de trabalho.
- Algumas peças-chave devem fazer parte do seu guarda-roupas de trabalho: calças de alfaiataria, camisas de seda e algodão, blazers, macacões, saias lápis e vestidos, estas peças podem ser coordenadas entre si e criar produções incríveis e muito funcionais.
- Invista em peças de qualidade e bom caimento, elas farão toda a diferença, pois trarão um ar de sofisticação e terão maior durabilidade. Este investimento vale a pena!
- Prefira bolsas, sapatos e cintos de matérias mais nobres como o couro. O ideal são bolsas mais estruturadas.
- Evite acessórios muito chamativos, use materiais mais sóbrios e sofisticados: lenços e echarpes de seda, os colares são boas opções, evite "balangandãs" barulhentos principalmente nas pulsos e mãos. Evite, também, brilhos em excesso.
- Prefira saltos médios ou baixos, os saltos muito altos tornam-se desconfortáveis no decorrer do dia.
- NÂO use decotes e fendas profundas; transparências; blusas cropped (barriga de fora); vestidos/saias muito curtos, o ideal é o comprimento um pouco acima ou abaixo do joelho; roupas justas e muito coladas ao corpo; cores muito fortes e estampas muito chamativas. Estes cuidados são essenciais e denotam profissionalismo e seriedade, adequados a qualquer ambiente de trabalho. Você está no trabalho e não numa festa. Estas regras valem, inclusive, para as festas da empresa, o próprio nome diz: Festa Da Empresa...é como se você estivesse dentro da empresa.

Produções monocromáticas ou tom sobre tom, além de alongarem a silhueta, são muito elegantes:

Um bonito colar é um acessório que pode fazer parte do seu guarda-roupas de trabalho.

Na imagem acima o blazer poderia ser menos decotado, mas é um bom exemplo de ton sur ton
Look monocromático com saia lápis e casaco de couro. Evite o excesso de acessórios no pulso, um colar comprido e discreto complementaria muito bem uma produção de trabalho.
Novamente uma boa produção para trabalhar se retiramos o excesso de acessórios.

A produção acima é apropriada para alguns ambientes informais, porém evite tecidos com brilho excessivo.
Prefira as bolsas mais estruturadas como na imagem acima.
As saias lápis são perfeitas para o ambiente corporativo. Releiam post com dicas de uso aqui
Os casaquetos e/ou conjuntinhos de tweed são boas opções para montar produções adequadas de trabalho.
Vestidos comportados e lenços. Evite, apenas, sapatos com muitas informações e muito altos.
Os macacões são uma ótima opção de roupa para trabalhar.
Lembre-se o bom senso e o dress code, quando houver, é que guiarão a forma de vestir-se no ambiente corporativo, mas estas são dicas gerais e infalíveis para não errar na hora de montar um bom guarda-roupas de trabalho.
Beijos,
Muito boas as dicas!
ResponderExcluirSão ótimas dicas para todos os tipos de trabalho em que temos que estar bem arrumadas.
Parabéns pelo blog!
Beijo. Teté