• Consultoria de Imagem e Estilo Feminina
  • Consultoria para Montagem de Malas para Viagem
  • Consultoria para Eventos Especiais
  • Consultoria e Treinamento para Lojistas
  • Cursos e Workshops
  • Consultoria de Imagem e Estilo Masculina

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Guarda-roupas de trabalho

Algumas empresas possuem um dress code bem definido e claro não deixando margem a erros na hora de vestir-se para o trabalho. Infelizmente esta ferramenta não está presente em muitas organizações e os profissionais ficam na dúvida na hora de compor um guarda-roupas de trabalho.
Já abordamos o uso das calças jeans no ambiente corporativo aqui no blog, releiam o post aqui, e hoje vamos dar dicas gerais para montar um guarda-roupas adequado a qualquer ambiente profissional.
 
Esta produção pode ser usada em ambientes formais e informais: tons neutros, blazer, calça alfaiataria e colar discreto, porém com informação de moda e atualidade.
O nível de formalidade ou informalidade do ambiente de trabalho deve ser levado em conta na hora de seguir estas dicas, mas elas são bem úteis e possuem os pontos essenciais e gerais a serem seguidos. Na dúvida vocês sempre podem contratar uma Consultora de Imagem para ajudar a montar seu guarda-roupas de trabalho.  
  1. Algumas peças-chave devem fazer parte do seu guarda-roupas de trabalho: calças de alfaiataria, camisas de seda e algodão, blazers, macacões, saias lápis e vestidos, estas peças podem ser coordenadas entre si e criar produções incríveis e muito funcionais.
  2. Invista em peças de qualidade e bom caimento, elas farão toda a diferença, pois trarão um ar de sofisticação e terão maior durabilidade. Este investimento vale a pena!
  3. Prefira bolsas, sapatos e cintos de matérias mais nobres como o couro. O ideal são bolsas mais estruturadas.
  4. Evite acessórios muito chamativos, use materiais mais sóbrios e sofisticados: lenços e echarpes de seda, os colares são boas opções, evite "balangandãs" barulhentos principalmente nas pulsos e mãos. Evite, também, brilhos em excesso.
  5. Prefira saltos médios ou baixos, os saltos muito altos tornam-se desconfortáveis no decorrer do dia.
  6. NÂO use decotes e fendas profundas; transparências; blusas cropped (barriga de fora); vestidos/saias muito curtos, o ideal é o comprimento um pouco acima  ou abaixo do joelho; roupas justas e muito coladas ao corpo; cores muito fortes e estampas muito chamativas. Estes cuidados são essenciais e denotam profissionalismo e seriedade, adequados a qualquer ambiente de trabalho. Você está no trabalho e não numa festa. Estas regras valem, inclusive, para as festas da empresa, o próprio nome diz: Festa Da Empresa...é como se você estivesse dentro da empresa. 
 
Produções monocromáticas ou tom sobre tom, além de alongarem a silhueta, são muito elegantes: 
Um bonito colar é um acessório que pode fazer parte do seu guarda-roupas de trabalho.
 
Na imagem acima o blazer poderia ser menos decotado, mas é um bom exemplo de ton sur ton
 
Look monocromático com saia lápis e casaco de couro. Evite o excesso de acessórios no pulso, um colar comprido e discreto complementaria muito bem uma produção de trabalho.
 
Novamente uma boa produção para trabalhar se retiramos o excesso de acessórios.  
 
A produção acima é apropriada para alguns ambientes informais, porém evite tecidos com brilho excessivo.
 
Prefira as bolsas mais estruturadas como na imagem acima.
 
As saias lápis são perfeitas para o ambiente corporativo. Releiam post com dicas de uso aqui
 
  
 Os casaquetos e/ou conjuntinhos de tweed são boas opções para montar produções adequadas de trabalho.
 
Vestidos comportados e lenços. Evite, apenas, sapatos com muitas informações e muito altos.
 
 
 
Os macacões são uma ótima opção de roupa para trabalhar.
 
Lembre-se o bom senso e o dress code, quando houver, é que guiarão a forma de vestir-se no ambiente corporativo, mas estas são dicas gerais e infalíveis para não errar na hora de montar um bom guarda-roupas de trabalho.
Beijos,

Um comentário:

  1. Muito boas as dicas!
    São ótimas dicas para todos os tipos de trabalho em que temos que estar bem arrumadas.
    Parabéns pelo blog!

    Beijo. Teté

    ResponderExcluir