• Consultoria de Imagem e Estilo Feminina
  • Consultoria para Montagem de Malas para Viagem
  • Consultoria para Eventos Especiais
  • Consultoria e Treinamento para Lojistas
  • Cursos e Workshops
  • Consultoria de Imagem e Estilo Masculina

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Escolhendo qualidade!


Saber olhar uma peça e identificar a qualidade do produto é fundamental para quem quer fazer escolhas certeiras. Então vocês perguntam: por que e como saber isso?
O porquê vocês já sabem: toda compra envolve custo e, por isso, deve ser pensada e repensada. Analisar o custo x benefício de levar a roupa, sapato, bolsa ou acessório pra casa passa pela análise da qualidade do produto.
Como? Algumas regrinhas de observação são essenciais. Vamos aprender?
Em primeiro lugar: não é porque o produto é caro que a qualidade está ali embutida...dentro de uma mesma loja você pode encontrar roupas de ótima qualidade e que justificam o investimento, e outras que não valem sair de lá para seu closet.
Diversos fatores devem ser analisados, a começar pelo tecido. Quanto menos fibras sintéticas a peça tiver, melhor será. Isso porque os tecidos com mais fibras naturais têm melhor caimento, duram mais, são mais agradáveis ao toque e, sem dúvida alguma, são mais refinados.
O corte, acabamento, costuras e detalhes das peças devem ser verificadas também. Bolsos tortos, costuras mal feitas, ombreiras tortas ou de tamanhos diferentes, listras que não se "casam" na mesma peça, botões ordinários, bordados feitos com peças de plástico de péssima qualidade etc etc, desvalorizam a roupa e, em consequência, reduzem sua qualidade e o grau de merecimento do nosso investimento.
Vire a peça do avesso, ela deve ter um nível de acabamento interno tão bom quanto o externo, isso revela cuidado na hora de sua confecção. O forro deve ser de boa qualidade e estar bem colocado, sem sobrar tecido demais, as costuras internas devem ser boas e reforçadas, com encontros bem arrematados. Bolsos, punhos, golas e barras merecem um cuidado extra, afinal são partes das roupas que sofrem mais com o uso e lavagem.


Provar a peça é indispensável para constatar se ela é digna da sua atenção. Em primeiro lugar porque é nesse momento em que você perceberá se ficou boa no seu corpo ou não. Quantas vezes amamos um roupa pendurada na arara, mas quando vestimos não gostamos de cara? Pois é, sem colocar no corpo é impossível verificar se ficará bacana.
Vestiu bem? Gostou? Ótimo, então verifique com cuidado se a gola tem bom caimento e está bem cortada; se os ombros estão no lugar certo (a costura deve ficar em cima do final do ombro); se bolsos ficam bem assentados e se estão simétricos e bem colocados; se o decote está caindo bem, ou seja, de não fica desbeiçado, sem forma ou com bicos e dobras; botões alinhados e com casas compatíveis com seu tamanho (abotoe e desabotoe a peça para fazer essa verificação); olhe os zíperes se for o caso, enfim, observe tudo e mais um pouco. 
Com o tempo e treino você verá que vai bater os olhos em uma roupa, sapato ou acessório e logo conseguirá identificar quase todos esses aspectos e vai acabar olhando para seu guarda-roupas com visão mais crítica e exigente.
Esses cuidados se aplicam a sapatos, bolsas e acessórios em geral, que não devem ter cola aparecendo, pedrinhas e brilhos mal fixados, metais manchados ou couro marcado. Olhe os detalhes, veja os fechos, pergunte sobre a qualidade dos metais e certifique-se de investir seu suado dinheiro no que, de fato, vale a pena!
Beijos e beijos.

2 comentários:

  1. Aos poucos estou aprendendo a olhar a qualidade das peças, mas ainda preciso ter um olhar clínico desse, de olhar botões, costuras, forro... Esse post é para guardar o link e ler sempre =)

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo!!! O caimento de uma costura é essencial...não basta a roupa ter uma bela vista se quando colocada no corpo não é isso que revela...A qualidade dos acabamentos é de suma importância...Costura mal feita acaba com a peça. Como sei disso...trabalho diariamente com isso...como é bom ter uma peça com excelente confecção. Ingrid Fernandes

    ResponderExcluir