• Consultoria de Imagem e Estilo Feminina
  • Consultoria para Montagem de Malas para Viagem
  • Consultoria para Eventos Especiais
  • Consultoria e Treinamento para Lojistas
  • Cursos e Workshops
  • Consultoria de Imagem e Estilo Masculina

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Peça-chave da nova elegância casual


Já faz um bom tempo que a revista Estilo trouxe uma reportagem sobre a saia lápis dizendo ser ela "a peça-chave da nova elegância casual". Adorei a conceituação porque ela reflete meu pensamento sobre essa peça que é uma das nossas "queridinhas" que sempre têm lugar cativo no armário. Na verdade a saia lápis nunca saiu de moda, o que aconteceu é que, agora, ela saiu dos escritórios e invadiu as ruas com visual repaginado, mais contemporâneo, permitindo produções variadíssimas que vão do casual ao chique, tudo a depender das peças escolhidas. Permite a composição de looks com equilíbrio perfeito entre elegância/refinamento e casualidade.
Aparece nos mais diversos tecidos, de jeans e tricô a couro e paetês, vale tudo.
O modelo continua, em sua base, o mesmo: a saia é ajustada nos quadris, ficando na altura dos joelhos, ou pouco acima ou abaixo deles e a cintura é bem marcada e no lugar (em alguns modelos a cintura fica um pouco mais alta).
A novidade fica por conta de variações de tecidos e padronagens que, sem mexer na sua essência, dão aquele toque de modernidade que ganhou o coração da mulherada.
É bom sempre lembrar que o modelo é ajustado ao corpo e não "colado" a ele, ou seja, não é para a saia ficar super justa, até porque, além de deselegante, isso dificultará os movimentos das pernas.
Para quem tem barriga um pouco saliente é melhor optar por compor a produção de saia lápis com blusas mais soltas colocadas por fora da saia. Se a barriguinha está maior essa não é uma boa opção, existem outras que podem te favorecer mais. As que têm quadris largos também podem aderir à saia lápis ao usar um blazer, paletó ou casaqueto mais larguinho, equilibrando, assim, a silhueta.



O comprimento deve variar de acordo com o gosto de cada uma e, é claro, com o biótipo. As mais altas podem escolher qualquer um dos comprimentos (isso não é justo!!!), mas as baixinhas devem optar pelos que ficam em cima dos joelhos ou um pouquinho acima, deixando-as mais longilíneas.
Saltos são super bem-vindos, dão um charme especial à saia, mas as sapatilhas e sandálias estão liberadas desde que a produção seja casual.
Se você quer usar mas não quer ficar com cara de "executiva" opte por misturar texturas, compor a produção com camisetas básicas ou regatas, camisas estampadas, coletes, enfim, o que a sua imaginação alcançar e deixar o visual harmônico e descolado.



Gloria Kalil em seu site "Chic" lista dez regrinhas básicas, mas muito valiosas e úteis, para não errar ao usar a saia lápis neste inverno, transcrevi-as na íntegra:

"1. A primeira providência ao experimentar uma saia lápis é olhar o traseiro num bom espelho duplo para ver como ficou. E dar alguns passos para ver como ela (a saia) e seu traseiro se comportam em movimento.
2. Saias lápis devem ficar longe de quem tem culotes e barriga.
3. O comprimento deve ficar por volta do joelho - ou um pouco abaixo.
4. Se o tecido da saia for fino ou leve (malha, cetim, seda) use sempre com uma anágua de jérsei ou qualquer tecido bem escorregadio para que ela caia bem, não marque a calcinha nem grude de um jeito feio na parte de trás. Outra vantagem da anágua: evita que a saia deforme.
5. Se você tiver pernas longas e corpo curto use sempre com blusa, suéter ou paletó por fora da saia. Blusas por dentro da saia diminuem ainda mais o comprimento do corpo. Pior ainda se tiver peito grande.
6. Saias justas ficam ótimas com sapatos ou sandálias de salto alto.
7. Saias justas detestam a companhia de sapatilhas de bico arredondado e sapatos de boneca.
8. Saias justas em cores escuras diminuem quadris (por incrível que pareça, as estampadas também); em cores claras, dobram o tamanho deles.
9. Saias justas sem abertura atrás são perfeitas para gueixas. Se você não é uma delas e precisa dar passos normais ao andar não compre as sem fendas.
10. Para que ela não estique e forme horrorosos bolsões no traseiro, prefira saias feitas com tecidos que tenham um pouco de elastano."

Lidas as regrinhas vamos aos looks interessantes que escolhi para ilustrar o post:






                     
  Essa saia eu sou suspeitíssima pra falar...tenho uma igual, comprei na Zara de NY e   depois vi a minha "musa" Blair usando, linda, linda, ainda mais nessa produção com mistura de estampas.   

Beijos e beijos.

2 comentários:

  1. Uma elegância só mesmo!!! Tudo de bom!!! Adoro! Ficamos muito femininas!!! Parabéns, meninas!!! Ingrid Fernandes

    ResponderExcluir
  2. Amei querida! Não te vejo, mas te sigo sempre! Bjs e saudades! Dani Aviani

    ResponderExcluir