"Hoje vamos falar um pouquinho daquele famoso ingrediente das dietas mediterrâneas. Aquele que é extraído das oliveiras, assim como a azeitona. Sim, estamos falando do azeite!
O azeite de oliva é rico em gordura monoinsaturada, ou seja, é uma gordura boa que em conjunto com a vitamina E também presente no azeite ajuda a proteger o coração e o cérebro.
O azeite também é rico em antioxidantes, os polifenóis, que ajudam a combater os radicais livres, exercendo efeito protetor para nossas células. Porém deve-se utilizar o azeite em preparações frias ou com pouco calor, pois com o aquecimento essas propriedades podem ser alteradas, deixando de ser benéficas.
Uma ótima opção de consumir o azeite é aromatizando-o, pois além de dar-lhe mais sabor, fazendo com que o consumo de sal seja diminuído para o tempero das comidas, ele também adquire algumas propriedades das ervas.
É simples demais fazer azeite aromatizado:
- escolha algumas ervas secas e coloque em um frasco de vidro esterilizado;
- em uma panela aqueça o azeite até cerca de 40ºC, sem deixar ferver ou soltar fumaça;
-coloque o azeite quente dentro do vidro com as ervas;
- deixe esfriar e guarde por duas semanas em local fresco e protegido da luz;
- use: alho, pimentas, ervas, casca de limão, gengibre e a sua imaginação!
E lembrem-se, não é porque é bom que podemos abusar. Nada em excesso faz bem! Consulte um nutricionista para que ele adeque os alimentos certos na sua alimentação."
Gostaram?
Beijos e beijos.
Beijos e beijos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário